Acolher é mais que abrigar, é um ato de amor!

19th terça-feira, 2011  |   Sem categoria  |  no comments

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) o acolhimento é uma medida de proteção provisória e excepcional. Ele ocorre quando os direitos da criança ou do adolescente são violados e quando existe risco pessoal, social ou familiar.

Os motivos que levam crianças às instituições de acolhimentos são diversos: abandono, exploração, abuso e negligência estão estre os principais. O Brasil ainda carece de pesquisas na área, o ultimo levantamento foi feito em 2003 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e apontou que, entre as 589 intituições que receberam recursos do Governo Federal haviam 19.373 meninos e meninas abrigados. Dentre eles 24,1% estavam naquela situação por causa da “carência de recursos materiais da família ou responsável”

Desde dezembro de 2009 está em vigor a Lei 12.010/2009 que estabele o tempo máximo de dois anos para a permanência da criança ou do adolescente em programa de acolhimento institucional, devendo sua situação ser reavaliada no máximo a cada seis meses. Na SOS Casas de Acolhida, segundo um levantamento feito em 2009, o tempo máximo de acolhimento, salvo alguns casos, já era de 2 anos.

É necessário ressaltar que, independente do tempo de acolhimento, o mais importante é o tratamento dado a essas crianças e adolescentes. Os profissionais que atuam nesta área devem estar cientes da importância do impacto que seu trabalho vai fazer na formação da personalidade e do caráter dessas crianças.

Acolher é muito mais do que abrigar, é um ato de amor!

 

?

Leave a Reply